• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
Imagens_Site_Modernist.jpg
uk.jpg

UM REFUGIADO PARA OS AMANTES DA ARQUITETURA NO ALGARVE

THEMODERNIST-216.jpg
THEMODERNIST-205.jpg
THEMODERNIST-408.jpg
THEMODERNIST-313.jpg
THEMODERNIST-180.jpg
THEMODERNIST-268.jpg

LOCALIZADO EM FARO, CAPITAL BOÉMIO DO ALGARVE, O MODERNISTA É MENOS UM HOTEL DE FÉRIAS E MAIS UMA EXPERIÊNCIA ARQUITECTÓNICA NO CORAÇÃO DO ALGARVE ENSOLARADO

Faro é o berço do movimento da Arquitetura Moderna do Sul liderado pelo arquiteto Manuel Gomes da Costa no caminho de Oscar Niemeyer, Le Corbusier e Franck Lloyd Wright. A cidade conta com cerca de 500 edifícios, incluindo "The Modernist".

 

“O MODERNISTA” é uma obra-prima da Arquitectura Moderna Portuguesa construída no início dos anos 70 pelo arquitecto Joel Santana. O uso da linguagem e das linhas geométricas dos anos 70 tem sido respeitado em seu recente upcycling. O coração e a alma do lugar permanecem fiéis ao seu espírito original e combina perfeitamente com os confortos do século 21 de hoje.

 

“THE MODERNIST” dispõe de 6 suites tipo apartamento de 45m2 com varanda ou terraço privativo, acesso ao pátio vegetal e cobertura para apanhar sol e desfrutar de vistas panorâmicas de Faro e da laguna do parque natural “Ria Formosa” recentemente eleita como uma das as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

THEMODERNIST-227.jpg
THEMODERNIST-458.jpg
THEMODERNIST-231.jpg
THEMODERNIST-236.jpg
THEMODERNIST-276.jpg
THEMODERNIST-171.jpg
THEMODERNIST-325.jpg
THEMODERNIST-438.jpg
THEMODERNIST-331.jpg

O MODERNISTA É UM EXEMPLO PURO DE CONCEPÇÃO E DESIGN LOCAL.

Cada suite e espaço exterior foram renovados pelo premiado estúdio de arquitectura português Par, no pleno respeito do seu design moderno original de meados do século, desde os materiais originais (pedra, madeira, janelas) aos detalhes mais específicos como maçanetas, iluminação, cortinas e móveis de madeira feitos artesanalmente.

Cada parte deste projeto foi imaginada, projetada e fabricada em PORTUGAL e principalmente no Algarve, a menos de 100 km do local.

O DNA "O MODERNISTA" é reduzir ao máximo a pegada de CO2 e permitir e promover a economia local.

THEMODERNIST-421.jpg
THEMODERNIST-326.jpg
THEMODERNIST
THEMODERNIST-334.jpg
THEMODERNIST-101_edited.jpg
THEMODERNIST-324.jpg
THEMODERNIST-312.jpg
THEMODERNIST-442.jpg
THEMODERNIST-106.jpg
THEMODERNIST-445.jpg
THEMODERNIST-176.jpg

ACREDITAMOS NA VIAGEM RESPONSÁVEL, ONDE VIAGEM MENOS É MAIS

THEMODERNIST-257.jpg
THEMODERNIST-451.jpg
THEMODERNIST-268.jpg
THEMODERNIST-274_edited.jpg
THE MODERNIST FARO

PROMOVIMOS A ARQUITETURA MODERNA PORTUGUESA

Faro possui uma das maiores concentrações de arquitetura moderna do sul da Europa. Arquitectos visionários, muitos deles licenciados pela prestigiada “Escola de Arquitectura do Porto” (ESBA) vieram ao Algarve trazer a sua própria roupagem à Bauhaus e ao Estilo Internacional, retrabalhando-os para o ambiente algarvio.

Vamos conhecer alguns dos arquitectos influentes do Algarve Moderno:

Fernando Tavora

fernando.jpg

1923-2005 Escola Superior de Arquitetura do Porto.

Considerado o pai da Arquitetura moderna em Portugal. Ele é um dos poucos que participou do congresso internacional de arquitetura moderna na década de 50, onde conheceu entre outros "Le Corbusier".
É mestre da Escola de Arquitectura do Porto e formou uma geração de profissionais iluminados, entre os quais Alvaro Siza e Edouardo Souto de Moura, que ganharam mais tarde na carreira o prestigioso prémio Pritzker.

Como dizia Távora: “Eu sou a Arquitectura portuguesa”.

Manuel Laginha

Manuel Laginha.jpg

1919-1985 Escola Superior de Arquitetura do Porto.

Natural de Loulé Algarve, viveu no Porto, Londres, França e Bélgica antes de regressar a Portugal. Trabalhou como urbanista de grandes cidades e depois regressou a Loulé onde projectou directa ou indirectamente a maioria dos seus edifícios modernos. Ganhou o prestigiado prémio Valmor Architecture em 1957 pelos seus edifícios colectivos nos Olivais Sul, em Lisboa.

Manuel Gomes Da Costa

dacosta_edited.jpg

1921-2016 Escola Superior de Arquitetura do Porto.

Foi um grande dirigente do Movimento Modernista do Algarve. Fez campanha pelo reconhecimento do modernismo português como criação artística e património arquitectónico.

Em Faro, cerca de 300 edifícios são assinados pelo arquitecto. Prédios públicos, instalações sociais, arranha-céus, hotéis, escolas, mas também as casas o tornaram famoso.

Ele teve uma visão singular do Modernismo do Sul devido à influência de seus clientes, a maioria deles ricos imigrantes da Venezuela e do Brasil que o educaram sobre a cultura moderna sul-americana.

Antonio Vicente Castro

antocc81nio-vicente-de-castro.jpg

1920-2002 Escola Superior de Arquitetura do Porto.
Projetou cerca de 120 edifícios, maioritariamente localizados em Portimão, no Algarve, sendo muitas vezes considerado o Pai do Modernismo naquela cidade costeira. Construiu edifícios residenciais, vilas, edifícios industriais, infraestruturas públicas mas também mobiliário. Foi amigo íntimo de Manuel Gomes da Costa.

VAMOS EXPLORAR A ARQUITETURA MODERNISTA DE FARO

Aproveite para descobrir as joias arquitetônicas de Faro com o passeio a pé pensado e fornecido aos nossos hóspedes, que também é uma forma alternativa de descobrir a cidade.

E se quiser mais, você pode jogar The Modernist Game e treinar suas habilidades de arquiteto!

web_The-Modernist-Architecture_Walking-T
THEMODERNIST-350.jpg
THEMODERNIST-387.jpg
THEMODERNIST-44.jpg

Conheça a paixão pelos edifícios e detalhes modernistas de Faro!

r portugal 5.jpg
VILA GAGO.png
gomesdacosta.jpg
palmspringdoor.jpg
IMG_20200624_100656_382.jpg
THE MODERNIST FARO

Mais joias da arquitetura modernista em @faro_modernist

  • Instagram